terça-feira, 1 de junho de 2010

Cartilha da Psicopatia.

Site da Maria: (ja desativado)
Meu Namorado Psicopata.

Encontrei uma área no site da clínica psiquiátrica Medicina do Comportamento dedicada a perguntas e respostas sobre psicopatas. É uma boa introdução ao tema, verdadeira cartilha da psicopatia! Confiram:

1) Qual é a definição de psicopata?

Psicopata é o indivíduo que apresenta um Transtorno de Personalidade, que se caracteriza por total ausência de sentimento de culpa, arrependimento ou remorso pelo que faz de errado; falta de empatia com outro e emoções de forma geral (amor, tristeza, medo, compaixão etc.). Os psicopatas são frios e calculistas, mentirosos contumazes, egocêntricos, megalômanos, parasitas, manipuladores, impulsivos, inescrupulosos, irresponsáveis, transgressores de regras sociais, muitos são violentos e só visam o interesse próprio. Eles estão infiltrados em todos os meios sociais, credo, sexo, cultura e são capazes de passar por cima de qualquer pessoa apenas para satisfazer seus sórdidos interesses. Podemos dizer que são verdadeiros “predadores sociais”, almejam somente o poder, status e diversão e usam as pessoas apenas como troféus ou peças do seu jogo cruel.

2) Psicopata é qualquer maluco ou louco?

Não. É muito comum as pessoas associarem psicopatia com loucura, mas isso é uma idéia equivocada. “Loucura” é o que a medicina denomina surto psicótico (alucinações ou delírios), como ocorre com os portadores de esquizofrenia, por exemplo. Os esquizofrênicos vivem numa “realidade paralela”, fora de si ou em ruptura com o “mundo verdadeiro”, e, exatamente por isso, não têm noção do que fazem. Já os psicopatas sabem exatamente o que estão fazendo, que estão infringindo regras sociais, e que a vítima está sofrendo com suas atitudes maquiavélicas, imorais e antiéticas. Isso porque os psicopatas não apresentam problema algum de ordem cognitiva ou deficiência de raciocínio. A deficiência deles está no campo das emoções: aquilo que nos vincula afetivamente com o outro ou com todas as coisas do universo.

3) Todo psicopata é um serial killer?

Isso também é um grande equívoco. Somente uma pequena parcela dos psicopatas é serial killer ou assassino em série. A maioria sequer matou uma pessoa ou até mesmo apresenta uma aparência perversa. Para entender isso, é preciso ter em mente que existem níveis variados de psicopatia: leve, moderada e severa. O psicopata leve (a maioria) é aquele que vive de golpes, roubos, fraudes, estelionatos, que engorda ilicitamente suas contas bancárias com o dinheiro público etc. Esses tipos estão disfarçados de líderes religiosos, bons políticos, executivos bem sucedidos, bons amigos, bons amantes… Eles podem arruinar empresas, destruir lares, dar “rasteiras” nos colegas de trabalho, se promover à custa dos outros, mas não sujam suas mãos de sangue. Geralmente são charmosos, sedutores, inteligentes, aparentam ser pessoas “do bem”, possuem grande poder de persuasão e habilidade para enganar quem quer que seja. Estão do lado de fora das grades, convivendo com todos nós, sem levantar suspeitas de quem realmente são. Outros, de fato, são assassinos ou até serial killers e matam tal qual feras predadoras. Porém, qualquer que seja o nível de gravidade, todos, invariavelmente, deixam marcas de destruição por onde passam.

4) Como reconhecer um psicopata e se proteger?

Reconhecer um psicopata não é uma tarefa tão fácil como se possa imaginar. Até porque, como já dito, a maioria não tem aparência de mau ou descuidada, tampouco possuem uma estrela na testa que possa identificá-los. Até os profissionais da área médica e psicológica podem ser facilmente enganados por eles, uma vez que os psicopatas representam muitíssimo bem. São os verdadeiros atores da vida real. Mas ter cautela é sempre importante quando não se conhece alguém ainda muito bem. Checar seus hábitos, saber um pouco do seu passado, ficar atento ao joguinho “da pena”, “do coitadinho” (todos fazem isso num determinado momento). Eles são muito habilidosos em usar da nossa boa fé. Sem querer ser pessimista, somente realista, antes de reconhecer um psicopata precisamos entender que a maldade existe verdadeiramente. A nossa tendência é sempre achar que o outro não é tão ruim assim e que um dia ele vai mudar. Ao identificar um deles ou perceber que há algo de estranho no ar, alguns cuidados são importantes, mas o essencial é tomar distância absoluta e jamais compactuar com alguém dessa natureza.

5) A partir de que idade é possível diagnosticar a psicopatia?

A medicina só pode dar o diagnóstico de psicopatia a partir dos 18 anos. No entanto, ninguém se transforma em psicopata de um dia para o outro. O indivíduo já nasce psicopata. Assim, fica claro que uma criança e um adolescente também apresentam condutas maldosas ou são genuinamente perversos. Isso se percebe nos maus tratos com os irmãos, coleguinhas e animais, nas mentiras recorrentes, roubos de pertences dos outros, transgressões de regras sociais, e especialmente na falta de afeto. Porém, por uma questão de nomenclatura, antes da maioridade o problema é denominado Transtorno da Conduta, antigamente conhecido como delinqüência.

6) Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é basicamente clínico, ou seja, através da observação do comportamento e do histórico de vida do indivíduo. O exame deve ser rigoroso e o profissional estar muito atento, uma vez que os psicopatas são manipuladores e podem se passar por “gente do bem”. Normalmente são os pais que levam seus filhos ao consultório, por não agüentarem mais o seu comportamento desafiador ou transgressor ou por acharem que falharam na educação dos mesmos. Já os adultos dificilmente procuram por um consultório psiquiátrico ou psicológico. Alguns países como o Canadá, Inglaterra, Austrália costumam utilizar na população carcerária um check list denominado escala Hare ou PCL (desenvolvido pelo canadense Robert Hare). Trata-se de um questionário específico com o qual o presidiário pode ser avaliado através de pontuações. É uma das ferramentas mais confiáveis que se tem até o momento para separar o criminoso comum do criminoso psicopata. Outra técnica que só vem corroborar com o diagnóstico da psicopatia é o exame de neuroimagem (ressonância magnética funcional – RMf). Com essa técnica é possível verificar se o indivíduo apresenta “falhas” em determinadas regiões cerebrais e no sistema límbico (estrutura responsável por nossas emoções). Embora seja um exame bastante preciso, atualmente só é utilizado na realização de pesquisas. No entanto, nada impede que o profissional solicite este exame como mais um elemento comprobatório na identificação da psicopatia, em serviços que possuem essa tecnologia.

7) Qual é o tratamento? Tem cura?

Em se tratando de saúde mental, só podemos falar em tratamento para as pessoas que estão em sofrimento e apresentam intenso desconforto emocional, que as impede de manter uma boa qualidade de vida. Por mais bizarro que possa parecer, os psicopatas parecem estar inteiramente satisfeitos consigo mesmos e não apresentam constrangimentos morais ou sofrimentos emocionais como depressão, ansiedade, culpas, baixa auto-estima etc. Assim, não é possível tratar um sofrimento inexistente. No que tange aos medicamentos, nenhum deles, até o momento, se mostrou eficaz no tratamento da psicopatia. Tratar de um psicopata é uma luta inglória, pois não há como mudar sua maneira de ver e sentir o mundo. Psicopatia é um modo de ser. O que o médico e/ou terapeuta podem fazer é dar suporte e oferecer tratamento às vítimas dos psicopatas, uma vez que são elas que verdadeiramente sofrem.

8) A legislação brasileira está atualizada no que diz respeito à punição dos psicopatas?

O problema do Brasil é que ele agrupa os psicopatas e os doentes mentais na mesma legislação. No entanto, a psicopatia não se enquadra nas doenças mentais padronizadas: não são débeis, tampouco apresentam sofrimento emocional. A psicopatia, por ser um transtorno de personalidade, cujas “falhas” cerebrais estão no campo dos afetos, tem como resultado um indivíduo cujo “modo de ser” se limita a condutas anti-sociais com enorme potencial destrutivo. Se um criminoso psicopata for condenado e caso ele não receba esse diagnóstico, cumpre prisão como qualquer outro presidiário comum e se mistura em celas dos criminosos recuperáveis. Quando esse indivíduo sair da cadeia, a sociedade corre os mesmos riscos de antes, uma vez que os psicopatas não aprendem com os erros passados, com qualquer punição ou método de ressocialização. Se este mesmo indivíduo for diagnosticado como psicopata, pela legislação ele é considerado um doente mental e se beneficia de um tratamento psiquiátrico em manicômio judiciário. Como não há cura, teoricamente ele deveria ficar por lá pelo resto da vida, mas sabemos que enganos acontecem e ele pode receber alta de uma hora para outra.

9) Como é o cenário em outros países?

Em países como o Canadá, Inglaterra, Austrália e em alguns estados dos EUA, onde se aplica a escala Hare (check list para psicopatia), o psicopata cumpre penas bem mais rigorosas: prisão perpétua em celas específicas com isolamento.

10) O percentual de homens psicopatas é maior? Existe uma razão para isso?

Pelas estatísticas oficiais sim. São três homens para cada mulher. No entanto, não sabemos se as mulheres não estão sendo subdiagnosticas. Isso porque os homens são naturalmente mais impulsivos e agressivos que as mulheres e podem revelar a psicopatia com mais facilidade e/ou visibilidade. Já as mulheres apresentam uma perversidade mais sutil, camuflada, no campo das intrigas. Mas seja lá como for não existe nenhuma pesquisa que aponte porque existem mais homens psicopatas que mulheres.”

FONTE

Site: htt://meunamoradopsicopata


12 comentários:

  1. muito esclarecedor. Aprendi muito e tirei dúvidas sobre os psicopatas e seu modo de agir.

    ResponderExcluir
  2. FIQUEI BASTANTE ASSUSTADA EM SABER QUE O PSICOPATA NÃO TEM CURA,O MEU MARIDO APRESENTA VÁRIOS PROBLEMAS QUE FORAM DETECTADOS PELA MATÉRIA QUE LI. COMO POR EXEMPLO: MENTIROSO CONTUMAZ, NÃO SEMTE REMORÇOS NEM CULPA, PARECE SENTIR PRAZERCOM MEU SOFRIMENTO CAUSADO PELO MESMO, NÃO SE ARREPENDE DO QUE FAZ DE CRUELDADE COMIGO, É MUITO BENQUISTO PELAS PESSOAS, POR SER GENTIL, AMÁVEL, MUITO AMIGO. COMECEI A SESCONFIAR DA SUA PSICOPATIA ATRAVÉS DE UMA NOVELA DA GLOBO ONDE STÊNIO GARGIA FAZIA PAPEL DE UM PSIQUIATRA E O PERSONAGEM IVONE PSICOPATA, IA ATUANDO E O MÉDICO NARRAVA O PERFIL DO PSICOPATA. ASSISTINDO A NOVELA OBSERVEI QUE MEU MARIDO SE ENCAIXAVA COMO UMA LUVA EM TUDO QUE ERA FALADO, ACHANDO QUE TINHA CURA OFERECI AJUDA MAS O MESMO SE RECUSOU ALEGANDO QUE NÃO TINHA NADA. TUDO QUE EU FALO SOBRE ELE AS PESSOAS NÃO ACREDITAM, ELE REPRESENTA MUITO BEM, NINGUÉM IMAGINA QUE ELE É CAPAZ DE FAZER O QUE EU FALO. SOLICITOU À MINHA MÉDICA QUE ME ENCAMINHASSE PARA UM PSICÓLOGOPORQUE O MESMO NÃO FAZIA NADA DAQUILO QUE EU FALEI A ELA, A MÉDICA ACREDITOU QUE QUEM ESTAVA COM PROBLENAS ERA EU. EU O AMO DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO. TENHO RECEIO DE FALAR DETERMINADAS COISAS QUE ACONTECE POR QUE NINGUÉM VAI ACREDITAR. TENHO MUITO MEDO QUE ELE CONVENÇA A MINHA FAMÍLIA ME INTERNAR, POIS É MUITO CONVINCENTE, SEMPRE A SUA MENTIRA PREVALECE E A MINHA VERDADE É DESCARTADA. O QUE FAÇO? MEU CORDIAL ABRAÇO. EMAIL: DIRCINHA54@HOTMAIL.COM, PRECISO DE UMA ORIENTAÇÃO, ESTOU DESESPERADA.,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dircinha vcs não esta sozinha vivo a 37 anos com meu marido que é desse jeito descrito como vc falou eles tem um poder de convencimento que vira qualquer jogo contra a pessoa que seja a vitima tem uma simpatia e bondade com o desconhecido que não seja eu incrível cd não esta sozinha ....

      Excluir
  3. Amiga, como pode amar alguém que faz tudo isso com vc?

    ResponderExcluir
  4. DIRCINHA54@HOTMAIL.COM
    A unica coisa que vc pode fazer eh se separar e viver bem longe desse homem. Nao duvide,pois ele pode ser capaz de qualquer coisa,inclusive convencer a todos que vc eh desequilibrada, e te internar. O psicopata convence a todos que os com problema sao os outros,e jamais eles. Eles estao sempre ha um passo,ou muitos na nossa frente,pois nao somos capazes de imaginar as crueldades que eles irao aprontar. O psicopata nao sente empatia,nem se sensibiliza com a dor,mas eh capaz sim de saber a consequencia dos seus atos,a unica diferenca eh que isso nao o abala,pois seu senso moral,nao existe. Como nao eh considerada uma doenca,apenas uma caracteristica,nao existe cura,portanto,nao adianta vc amar essa pessoa,pessoas te convencerem que basta ter fe e orar,pois essa pessoa nao mudara,pelo contrario,se voce ja estiver na etapa de Horror,ele ja sabe que voce o conhece e o aceitou de alguma forma desse jeito,portanto nao se intimida em ser cruel na sua frente,e cada vez sera pior,fara coisas mais crueis,que te machucarao profundamente e te levarao ao desespero,muitas vezes quando chegamos a um grau de desequilibrio tao grande,levados pelas constantes chantagens psicologicas,manipulacoes e opressao causadas pelo psicopata,eh justamente nesse momento de fragilidade que eles convencem a todos da nosso desequilibrio, e como eles sao uns santos em nos aguentarem. Mas um psicopata jamais larga uma vitima que ainda pode lhe ser util,ele so larga a presa quando esta nao mais lhe oferece vantagens,algum tipo de vantagem ele acha,para estar ao seu lado, e quanto mais essa vantagem for grande,mais dificil ele fara pra vc se separar dele. Portanto,conselho de quem ja passou por isso: Nao de sinais de que vai deixa-lo,aproveite um dia em que ele va passar muito tempo fora,junte suas coisas e saia disso. Se vcs possuem bens em conjunto,avise em uma delegacia da mulher o abuso psicologico que vem sofrendo e que vc ira sair de casa por conta desse abuso,para que depois ele nao se utilize da informacao de que vc abandonou o lar,pense muito bem em como vc fara isso. Cada pessoa tem a sua situacao,em muitos casos,quando dependemos financeiramente desses vampiros,a situacao eh ainda mais complicada,mas sempre ha uma forma de se libertar. Existem muitas mulheres que ja passaram por isso,nao ache que vc eh uma martire, e que por amor deve ficar nessa situacao,nenhuma relacao com psicopatas acaba bem,muitas vezes,como no meu caso,eles nos arruinam tanto finaceiramente como psicologicamente. A unica solucao eh nos livrar deles e ficar atentas pra nao encontrarmos outro,sim pq vitimas de psicopatas tem caracteristicas,muitas vezes, de terem dependencia emocional,pessoas menos fragilizadas nao suportam o sofrimento imposto por eles, por tanto tempo. Sei que eh dificil,e e vejo que vc ainda esta engatinhando no processo de perceber que eh vitima de um psicopata,depois da fase de choque inicial,vem a negacao,nao queremos acreditar,depois vem a comprovacao definitiva,so dai,quando vc se convence de que nao ha mesmo esperanca para um relacionamento com um monstro,eh onde vc comeca a sua libertacao,e dependendo do seu grau de dependencia financeira e emocional,pode ser mais dificil ainda. Pense muito bem em como se libertara,analise as suas possibilidades. Se nao trabalha,procure um emprego,se qualifique. Se possuem bens em comum,se informe em como pode proceder,sem maior prejuizo,abandonar o lar simplesmente pode ser muito prejudicial para vc em um processo de divorcio. Se ele nao te abusa fisicamente,mas o faz psicologicamente,saiba que abusos psicologicos,tambem sao passiveis de punicao,vc pode se dirigir a uma delegacia da mulher. Procure se manter calma,nao perca a cabeca,ja que ele ja demonstrou a capacidade de enganar ate a psicologa,muitos o fazem,procure um especialista que seja expert em psicopatas,pois ele sabera muito bem te identificar como uma vitima classica desses vampiros sociais. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Acabei de me deparar com esse site lendo sobre o assunto. Estou passando pelo mesmo problema, só que com um agravante. Sou homossexual e vivi uma relação com um psicopata. Vivemos 09 meses sobre o mesmo teto e hoje é absurdo entender como ele conseguiu me enredar desse jeito. Sou um homem adulto de 32 anos e não um menino que está começando sua vida sexual. Começamos a namorar e era o paraíso. Ele me enchia de presentes, carinho e muito afeto. Reclamava que mesmo sendo o homem perfeito, o parceiro ideal, todos os namorados dele o traiam e o sacaneavam. Batia no peito e dizia que ajudou muitos namorados, deu carro e apartamento a vários, mas era sempre passado pra trás. Não acreditei que aquele homem maravilhoso era somente meu. Ledo engano. O comportamento beirava a megalomania, muito ouro, roupas de grife caríssimas, carros caros cheios de acessórios e um apartamento impecável com tudo de melhor em termos de decoração e tecnologia. O guarda roupa era repleto de peças que foram compradas e nunca foram usadas. Adorava andar pelo shopping cheio de sacolas penduradas nos braços e era recebido com tapete vermelho em todas as lojas onde comprava. Os vendedores o conheciam pelo nome e aturavam todas as humilhações e grosserias que ele fazia em troca das gordas comissões. Sempre foi muito ciumento, mas eu nunca me importei porque aquilo alimentava meu ego. Mesmo antes de casarmos, me impedia de sair com os amigos se ele não estivesse presente. Entrou na minha família e para "comprar" os meus pais, chegou oferecendo presentes, vinhos caros ao meu pai, jóias a minha mãe. Em pouco tempo passou a fazer parte da família e passávamos cada vez mais tempo juntos. Ele reclamava que passávamos pouco tempo juntos, por isso passei a dormir nos fins de semana na casa dele. Ele achava pouco. Depois passei a dormir 03 dias na semana e ainda não era suficiente. Depois 04, depois 06. E como quem dorme 06, dorme 07, fui morar com ele. A decisão de ir morar com ele foi tomada de forma trapalhada e em tom de coerção. Ele chegou bêbabdo na porta da minha casa ameaçando terminar comigo se eu não desse um freio nas intromissões de minha mãe em nossa relação. Intromissões que nunca ocorreram. Ela abriu as portas de nossa casa para ele, mas era parte do jogo pra me fazer acreditar que minha mãe era contra nossa felicidade. Saí de casa sem olhar para trás porque sabia que se eu não fosse com ele, ele iria embora só. Os primeiros meses foram de lua de mel absoluta. Só depois fui percebendo como as coisas funcionavam. Passei a não poder mais sair só, cortei cinema e visitas aos amigos da minha rotina. Só podíamos sair juntos e quando um não podia, o outro estava terminantemente proibido. Poucas vezes saímos com os meus amigos (ele não tem nenhum) e ele detestou, falava mal, meus amigos eram cheios de defeitos. Passei a me sentir constrangido em sair com ele e também não levava meus amigos em nossa casa. Nunca sabia se ele seria receptivo ou simplesmente se recolheria no quarto e dormiria. Mas a coisa foi piorando quando ele invadiu meu email e pegou uma conversa minha com um amigo que mora em Roma. Ele descobriu que antes dele eu tive um caso com um colega de trabalho. Isso aconteceu 01 ano antes de nos conhecermos, mas minha vida virou um inferno. Aos olhos dele virei uma pessoa promíscua e "fácil", capaz dos atos sexuais mais depravados e deprimentes. Era uma vagabunda. Jogava isso na minha cara diariamente e sempre que lembrava, ficava 02 dias sem me dirigir a palavra, como uma espécie de penitência por eu ser tão promíscuo. Nesse imtervalo meu trabalho passou a ser impecilho também. Minha escala de trabalho, que incluía sábados e domingos passou a incomodar, porque enquanto eu trabalhava ele ficava só em casa. Não arredava o pé de casa porque se saísse sem mim acabaria abrindo a brecha para que eu fizesse o mesmo. Quando eu ia trabalhar ligava 10 vezes por dia e eu tinha sempre que atender na hora. Caso eu retornasse 10 minutos depois já não servia mais CONTINUA...

    ResponderExcluir
  6. CONTINUA... Ele usou todo tipo de chantagem, inclusive o fato de ter esse envolvimento com um ex colega, para justificar o fato de que odiava o meu trabalho. Era só uma questão de tempo até que eu, me sentindo pressionado, tivesse que escolher entre o meu casamento e o meu emprego. Lógico que o empregou dançou. Com a ajuda dele, comecei a entregar atestados falsos toda semana. Às vezes passava 15 dias seguidos sem trabalhar e ele dizia que eu tinha que pirraçar muito mesmo para ser mandado embora e receber todos os meus direitos. Ele se divertia com a minha aflição e quando eu não queria mais forjar atestados, ele ficava de mau humor, dizia que eu era explorado e que ele só tentava resolver o meu problema. 02 meses depois não aguentei a pressão e pedi demissão. Aí minha vida virou um pesadelo, ele saía pra trabalhar e eu ficava em casa, chorava o dia todo sem acreditar que tinha feito aquilo. Ele passou a exercer o controle emocional e financeiro em cima de mim. Ele saía pra trabalhar e eu, que tinha 02 graduações, ficava em casa desempenhando as funções domésticas. Ele ligava pra minha mãe todos os dias para fazer queixa do meu comportamento e que eu deixava a desejar como "dona de casa". Não arrumava a cama, nem fazia comida pra ele, essas coisas. Minha mãe sofria calada e nunca se meteu, pois se alguém tinha que dar um basta, esse alguém era eu. Me humilhou de todas as formas, quando eu dizia que ia ver uma amiga, ele dizia "como você vai tomar um café com a sua amiga?? Você não tem emprego! Vai pagar o café como??". Ouvi isso muitas vezes. Desenvolvi uma depressão crônica, chorava o tempo todo e pensei em me matar, mas optei por terminar com ele. Saí da casa dele, mas como ainda gostava muito, mantive contato. O pesadelo continuou. Ele me pressionava, dizia que se não fosse pra voltar pra dentro da casa dele não me queria mais, ficava com outros caras e me contava pra ver se eu voltava mais rápido. No fim ele já estava namorando outro e me cozinhando em banho-maria, me fazendo acreditar que não havia mais ninguém. Comprei presentes caros que eu não podia pagar, me endividei, financiei um carro em meu nome para ele e depois que terminamos ele me devolveu juntamente com uma dívida que não é minha e que eu não posso pagar, me envolvi em situações de estelionato (ele comprava coisas e pegava empréstimos em nomes de terceiros e nunca pagava) e fraude (influenciado por ele, entreguei meu carro a bandidos e dei queixa de roubo para receber o dinheiro), me envolvi com bandidos (uma das pessoas que frequentava nossa casa era um ex condenado que cumpriu 06 anos por posse de drogas) e no fim descobri que não era só isso. Ele já aplicava golpes na praça a muitos anos. No momento em que eu soube disso, percebi qual era a pressa para casar no cartório (sou herdeiro universal da família, apartamentos, carros e seguros de vida) e o desespero para criar vínculo comigo. Num passe de mágicas virei dependente dele no plano de saúde (mas quem pagava era eu) e minha correspondência foi toda transferida para o endereço dele. Dizia até o último minuto que me amava e que me queria de volta, mas quando percebeu que não ia conseguir, me trocou por outro besta imediatamente. Hoje eles estão felizes, desfrutando das boas coisas da vida, viajando de férias com dinheiro de golpes que ele provavelmente dá na praça. E eu fiquei endividado, em depressão, tomando remédios e pagando um terapeuta caríssimo para conseguir me levantar da devastação que essa relação me causou.

    ResponderExcluir
  7. me ajudem meu marido e um psicopata vivo com ele vinte e tres anos e a cada dia vai se tornando mais dificil a convivencia .ele ja foi ao psicologo e na terceira sessao abandonou o tratamento dizendo que era uma balela so que agora esta ficando dificil de conviver . ele mentiroso pisa nas pessoas mais proximas dele sem um pingo de remorsso desculpa a culpa e minha jamais vai existie no dicionario dele .gosto dele mas a minha dor de ser pisada fala mais alto alias ela grita alguem pode me orientar como devo agir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada, se você ainda estiver com essa pessoa, saia da vida dele imediatamente. Psicopatia não tem cura. Interne-o para que não faça mal a mais ninguém. Torço para que você volte a ter esperança e brilho na vida, depois de ter passado pelas garras desse predador. Cuide-se e afaste-se.

      Excluir
  8. Namorei um sociopata, sofri danos psicológicos e emocionais terríveis. Terminei esse inferno de relacionamento há quase dois meses e só tenho algo a dizer: não vou descansar enquanto não colocar esse ser desprezível numa solitária de um hospício. Não fará mal a mais ninguém, nunca mais, se depender de mim.

    ResponderExcluir
  9. Olá durante 12 anos fui vítima de um psicopata estou longe a alguns meses mas está difícil me levantar alguém pode me ajudar com dicas e mais literaturas ?

    ResponderExcluir
  10. Eu entendo que a convivencia com parceiros psicopatas é dura. Mas, isso pode ser ainda evitado. e no caso de um filho? alguma experiência do que fazer.? Não quero ele mais na minha vida, mas ainda não o coloquei pra fora de casa porque só faz 18 anos o ano que vem. alguem passa ou passou por isso?

    ResponderExcluir