sábado, 17 de agosto de 2013

20 MANEIRAS DE DETECTAR UM PSICOPATA

Por Pablo Huerta. Há uma frase que diz: “Não são todos os que estão, nem estão todos os que são”. Quer dizer que, nem todos os que estão em um hospital psiquiátrico são loucos e nem todos os loucos estão em um hospital psiquiátrico. Há psicopatas em todas as partes: dirigindo um transporte público, administrando uma empresa ou governando um país. Onde menos se espera pode haver alguém com uma psicopatia: um transtorno de personalidade antissocial . Claro que isso não significa necessariamente que essas pessoas sejam más, apenas não sentem empatia pelos outros nem remorso pelos seus atos. Eles vivem pelas suas próprias regras e só sentem culpa quando rompem com o seu código de conduta. Para os psicopatas as pessoas são coisas, objetos que servem para satisfazer seus interesses. Se na sua programação não estiver machucar o outro, não o farão. E poderão viver em comunidade porque entendem os códigos sociais. Eles se adaptam. O terrível acontece quando eles não conseguem evitar de fazer o mal. Mas a maioria não comete crimes, ainda que não tenham vergonha de mentir, manipular ou machucar para conseguir o que têm em mente. Quando cometem crimes, de um ponto de vista penal, como estão conscientes dos seus atos, são responsáveis. Mas, ao contrário de um réu normal, não existe a possibilidade de correção de sua conduta, assim a reabilitação é baseada em uma forma de vida que possa lhes trazer benefícios e evitar outros danos. 20 MANEIRAS DE DETECTAR UM PSICOPATA Faceta interpessoal: 1. Eles têm uma boa oratória e charme. São simpáticos e conquistadores num primeiro momento. 2. Têm uma autoestima exagerada. Se acham melhores que os outros. 3. São mentirosos patológicos. Mentem principalmente para conseguir benefícios ou justificar suas condutas. 4. Têm comportamento manipulador. E, se forem inteligentes o bastante, os outros não perceberão esse comportamento psicopata. Faceta afetiva: 5. Não sentem remorso ou culpa. Nunca ficam em dúvida. 6. Quanto à afetividade, são frios e calculistas. Não aceitam as emoções, mas conseguem simular sentimentos se for necessário. 7. Não sentem empatia. São indiferentes. E até podem manifestar crueldade. 8. Têm uma incapacidade patológica para assumir responsabilidade pelos seus atos. Não aceitam os seus erros. Eles raramente procuram ajuda psicológica, porque acham que o problema é sempre dos outros. Faceta estilo de vida: 9. Necessitam de estímulo constante. Ficam aborrecidos facilmente. 10. Gostam de um estilo de vida parasitário. 11. Agem descontroladamente. 12. Não têm metas a longo prazo. Vivem como nômades, sem direção. 13. Eles se comportam impulsivamente. Com ações recorrentes que não são premeditadas. Junto com a falta de compreensão das consequências de suas ações. 14. São irresponsáveis. Faceta antissocial: 15. Tendem a ser deliquentes na juventude. 16. Demonstram problemas de conduta desde a infância. 17. Tiveram a revogação de sua liberdade condicional. 18. Eles têm versatilidade para a ação criminal. Eles preferem golpes e delitos que requerem a manipulação de outros. Outros não incluídos em nenhuma das facetas: 19. Têm tendência a uma vida sexual promíscua, com vários relacionamentos breves e ao mesmo tempo. Gostam de falar sobre suas conquistas e proezas sexuais. 20. Acumulam muitos casamentos de curta duração. Não se comprometem por muito tempo por ter que manter um vínculo. Estes items formam o método popular chamado de PCL (Psychopathy Checklist) desenvolvido por Robert Hare, PhD em Psicologia e professor da Universidade de British Columbia no Canadá. Cada atributo recebe uma pontuação de zero a dois, e para o diagnóstico correto se adiciona uma entrevista semiestruturada e a análise do histórico do paciente. Segundo Hare, um por cento da população é psicopata. Pode acontecer mesmo em uma idade precoce. Segundo o psiquiatra forense John MacDonald há uma tríade que poderia indicar uma futura personalidade psicopática: crueldade com animais, piromania e a incontinência urinária persistente depois dos quatro ou cinco anos de idade. Na sociedade já ficou instituído, graças a Hollywood, a ideia de que todos os psicopatas são como Hannibal Lecter ou Dexter, encantadores, com certeza. Mas é claro que não é preciso esquartejar alguém para ser louco. Assim, é melhor estar ciente das pessoas ao seu redor. Que não esteja sendo vítima de uma manipulação enlouquecida e ainda não ter se dado conta. Se você quiser saber mais sobre como detectar um psicopata, não perca O DIABO A SEU LADO, todas as quintas às 22H.

17 comentários:

  1. Conviver com pessoas como as descritas no blog é muito difícil. Há muita gente difícil no mundo, demoramos para perceber. Atualmente lido com alguém assim no trabalho, sou obrigada a conviver. Tenho melhorado meu modo de lidar embora não tenha a formula: manter a própria saúde mental, cercar-se de boas pessoas e tentar trazer positividade para o relacionamento são ações que ajudam.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei um pouco aliviado minha namorada não tem emoções cheguei a comentar em outros posts agora no blog mas agora estou achando que é um transtorno mais leve como analfabetismo emocional ela apenas possui 6 ou 7 características dessa lista mas não é mentirosa muito pelo contrário ela mágoa com a verdade mas as vezes nem percebe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha ex costuma manipular a verdade com fragmentos de conversas passadas utilizadas no contexto que ela bem entende. Como ela joga rápido essas afirmações, não dá pra processar a informação é a demora a leva a um ar triunfante de vitória. Ela tenta me manipular o tempo todo pela culpa. Sei que eu não tenho que sentir culpa porque é ela que fica plantando isso na minha cabeça. Mas eu fico muito confuso com tudo isso...
      mas enfim, será que a verdade que ela usa pra magoar as pessoas é realmente verdades ou são fatos distorcidos contados de uma maneira convincente?

      Excluir
  3. Socorro! Preciso desabafar... o fato de saber que tenho que conviver com uma pessoa assim, má, me afeta e me desspera... me sinto caindo num poço sem fim

    ResponderExcluir
  4. Vou dar meu breve relato, pra que pessoas que se encontram em uma situação parecida possam abrir os olhos, coisa que eu fiz muito tarde! Fiquei 5 meses me relacionando com uma psicopata. No início encantadora, mas sempre distante. Insistiu mesmo assim em um relacionamento sério e eu mesmo desconfiada aceitei. E aí começou o terror. Detectei nela todas essas características do texto, tentei inúmeras vezes me afastar e terminar mas ela sempre me convencia (chorando, colocando a culpa em doenças, na minha desconfiança e ciúmes). Ela queria todo o tempo provar que me dominava, queria me afastar do meu trabalho, faculdade, familia e amigos. Desconfiei que ela tinha um caso e quando eu dei um ponto final ela se desesperou, trancou a porta e nao me deixou sair, me segurou pelos braços, abraçou, chorou e urrou sem lágrima nenhuma. Me ligou 11 vezes, me provocou em redes sociais, mandou mensagem dizendo que tudo terminou pq eu nao acreditava nela, que ela me amava muito, que tinha a abandonado sem motivo, tinha um coraçao de pedra. Fiquei muito mal, caí como um pato de novo e alguns poucos dias depois mandei uma carta pq era o aniversario dela. Propus que se ela quisesse poderia me encontrar. Tudo que ela queria era saber depressa se a gente voltaria e eu disse que nao. Quase me submeti a ter um relacionamento aberto. Bloqueei e deletei de tudo. Só quem ja passou por um relacionamento assim sabe o quanto é dificil sair. Vc se vê sozinho, fragilizado, deprimido, mesmo com todas as pessoas que te amam falando pra voce se afastar ela te convence a ficar, ruminando todos os eixos da tua vida. Me sinto humilhada mas finalmente liberta. Tenho medo mesmo assim do que ela é capaz. Saiam enquanto é tempo e acreditem na intuição, coração e pessoas que realmente querem teu bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá preciso falar com vc, estou numa situaçao acho que pareçida mais preciso trocar ideias e saber se isso tá realmente aconteçendo pode entrar em contato comigo? pelo email:daniela-picon@hotmail.com, aguardo seu contato.

      Excluir
  5. Queria, por favor, que alguém me dissesse como devo lidar com a minha mae sociopata? Hoje, vivo bem longe dela, por evidentes razões, e estou sem contato com ela por 1 ano, porem ela de maneira compulsivamente, com todas as arte manhas de um sociopata, ou seja, se fazendo de vitima, com mentiras maquiavélicas e compulsivas tenta entrar em contato por emails e tel. Quem ja viveu com sociopata sabe como e difícil manter-se longe deles, quando eles são seus pais. Mas por outro lado, não tenho mais idade nem saúde para reviver e reviver isso para sempre. Porque como disse, ela e uma mentirosa maquiavélica compulsiva, se faz de vitima como ninguém e não me deixa em paz. Eu queria uma forma de me comunicar com ela que eu não dê a ela "munição para atirar em mim" mas não sei como. Por favor se alguém tiver uma ideia? Obrigada, antecipadamente.

    ResponderExcluir
  6. Convívio com uma pessoa a 7 anos desde do primeiro ano ele tem comportamento de um psicopata leve nunca olhei post nem blog tenho ate medo qe ele veja eh horrível estar numa situação dessa já não sei mais oque fazer vivo com medo pois ele eh agressivo e muito possecivo não sei a quem recorrer tenho medo já pensei em ate tirar minha vida pois não aguento mais tudo isso

    ResponderExcluir
  7. Estou convivendo com uma pessoa com a maioria dessas características, ele quer me afastar de todos, critica meu trabalho, meus amigos, meus parentes e fala que só ele quer meu bem, cuidar de mim, etc...vive sempre a disposição para tudo, me impossibilitando de fazer qualquer coisa sozinha, sempre está presente, quer saber de tudo, me espiona, já tentei por diversas vezes terminar, mas nunca consigo ele sempre me convence a continuar, vivo angustiada pois não posso fazer nada que gosto, não posso me encontrar com amigas sem a presença dele, não posso fazer compras sozinha...me sinto sufocada... ele é muito carinhoso, temos bons momentos, mais são raros, está sempre me pressionando, me criticando, me deixando insegura, tenho medo não sei de que, não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, o meu tb é muito carinhoso, mas por pouco tempo. frio e calculista, é a sua natureza. Utilizou-se de mim para ter o visto para vir para a Europa (ele é egipcio). Ja sai de casa, voltei, até que comecei a ler sobre o assunto e agora nao da mais, vou acabar mesmo.Nao perca mais tempo.Peça proteccao a Deus, Jesus sempre é connosco. Deus abençoe.

      Excluir
  8. Eu lidei com uma pessoa assim, em minha extinta rede social. Durou três meses, apenas amizade. Ela tinha 20 anos. E eu me aproximei por vontade de ajudar pois conheci a história dela através de terceiros.
    Ela dizia ter sido vitima de bullying na escola, dizia ter sido assediada por um familiar, e por fim, dizia ter sido assediada virtualmente, por um pedofilo. Ok. Muita coisa, tadinha.
    Mas com pouco tempo de "convivência", ela deixou brechas. Eu percebi em tempo hábil que havia algo muito errado com ela.
    Ela assumiu ser troll: Disse que era divertido azarar com os outros nos chats. Disse que também usava nicknames provocativos para trollar homens. E testou meu nível de humor várias vezes com piadas e pegadinhas desconfortáveis. Outro aspecto: Ela Visitava muitas páginas de suicidas e de tragédias. Gostava de filmes com temas de parafilia, sadismo, criança molestada, assédio, terror, distúrbios mentais dos piores.
    Para piorar: Tinha apenas 10 amigos no perfil, nenhum familiar, todos estrangeiros e do mesmo perfil étnico. Ela começou a vigiar minhas atividades na rede social. Adicionar amigos em comum e entrar nos mesmos grupos, até os que não tinham nada a ver com ela.
    De certo modo, eu achei a atividade dela muito suspeita. Utilizei um recurso então: Mostrei a ela que eu não tinha nada a oferecer. Como? Quebrando o código de conduta dela. Enganando-a sobre mim (de um jeito besta) e deixando de proposito que ela descobrisse. Ela se sentiu testada, traída, sentiu a rasteira, obviamente ficou enfurecida porque eu tomei o joystick do jogo dela. Mas eu digo: Tive que ser muito forte, destilar as palavras dela, evitar passar informações pessoais, evitar aproximação dela ao máximo, pois percebi a natureza controladora e manipuladora, de jogar verde para colher maduro.
    Vitima de bullying que pratica bullying e assedio? Vitima sexual que gosta de filmes perturbadores? Ou era mentira.
    Ou ela não tinha coração - possível psicopata.

    Ah, esqueci: Ela ainda dizia que tinha depressão... ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. relatos tds iguais, cm sao dissimulados, triste é que continuam fazendo vitimas.

      Excluir
  9. poderiamos colocar o nome do psicopata ? pq so assim a proxima vitima teria como sair fora a tempo.

    ResponderExcluir
  10. A lei maria da pemha é a melhor saída, eu comecei a fazer mesma coisa p ele sentir na pele o q fazia ai é q as brigas pioraram m foi assim que me libertei - denunciei m delegacia e no forum ele tv que sair da mha casa.

    ResponderExcluir
  11. aconselho a todos q estao convivendo com pessoas numa vida a dois a procurar a delegacia e no forum pedir afastamento da pessoa pq eles acabam com nossa vida, nossa privacidade, nossa paz, nosso psicologico, abalam toda nossa estrutura fisica e financeira. Nao me arrependo de ter feito isto pq so assim ele foi embora, depois de varias idas e vindas, choros, teatro, hipocrisia, mentiras discaradas, acusaçoes e ameaças...falei q se ele fosse embora na paz eu retiraria o processo da delegacia e da justiça, ele tha pra onde ir... so assim eu sobrevivi!!! Graças a Deus!!! só acho q deveria haver um meio de sabermos o nome e a história destes psicopatas para que não houvessem mais vitimas.

    ResponderExcluir
  12. Verdade estou vivendo isto,perdi quase todos os amigos porque eles passam impune, mesmo com provas as pessoas são manipuladas por eles e ficams so na situação.

    ResponderExcluir