domingo, 16 de fevereiro de 2014

Belos e Maus!

Blusão de couro, corpo elegante. Um olhar quase hipnótico de tão atraente, que se demora ao contemplar com a maior atenção a pessoa com quem dialoga... Eis um rapaz que atrai, que “puxa para si” - especialmente se quem está sendo mirada é uma mulher já “de uma certa idade”. Uma mulher bonitona, com dinheiro na bolsa...com alguma carência afetiva, também... Como é que ele sabe que aquela senhora chique, descolada, tem tanta grana e infelicidade juntas? Por que será que pinçaa no meio do grupo geral de pessoas para justamente dela aproximar-se e então iniciar um tórrido relacionamento? Ele capta todo um universo de informações não verbais, não explícitas, com notável eficiência - porque é um psicopata. Este casalzinho bem pode ser o Felipe e a Clô Ayala (Henri Castelli e Regina Duarte) da novela O Astro, exibida há poucos meses na TV Globo. Henri Castelli, ator de grande talento, emprestou seu charme (e sobretudo seu olhar) para compor o personagem que sugere um tipo de psicopata muito comum: o aproveitador de mulheres. Aquele que nelas mergulha (fisicamente) do mesmo modo que mergulha, nada, bóia, dá cambalhotas e “pula ondas” nas suas contas bancárias (dessas mulheres). Vasto e complexo é o universo da Psicopatia. Há pelo menos dois séculos já é velha conhecida - a anormalidade - da Psiquiatria, com outros nomes conforme a época em que foi descrita e analisada: “manie sans délire” (França), “moral insanity” (Inglaterra); “oligofrenia moral”, etc. Neste artigo queremos deter-nos no tipo (já que são tantos os tipos e subtipos psicopáticos) do aproveitador de mulheres. É o namorado que vai entrando de mansinho na vida da companheira, com um carinho, uma atenção e uma sexualidade totalmente cativantes, prometendo mil compromissos definitivos, falando palavras que mais parecem saídas de um livro de poesias medievais ! Até que... começam as investidas no cartão de crédito, os pedidos para emprestar o carro ou comprar um “zero”, só para ele. Objetos da casa podem misteriosamente sumir...papéis são falsificados, assinaturas forjadas. Desfalques. Fraudes escandalosas. A mulher-amante ( amantíssima! ) não pode acreditar que seu garotão tão maravilhoso e puro é que fez esse rolo todo. E mais: fez, armou, planejou com antecedência, sim. A Psicopatia é uma anormalidade que surge predominantemente nos homens, pois está ligada ao cromossomo Y. É algo mais profundo que um simples “modo de ser”. Mas também surgem formas psicopáticas em mulheres, - e essas são terríveis. O mundo ainda está engatinhando diante da compreensão da magnitude do problema. No momento, só uma atitude sábia é recomendável : Fuja dele ! Amiga, fuja e corra como quem corre de um incêndio !!! Madalena Tavares é escritora e artista plástica, formada em Psicologia pela UFRJ.

23 comentários:

  1. Oi Leila, achei seu blog recentemente, mas antes escrevi o meu. Muito difícil achar coisas sobre esse assunto na questão vítimas. Eu estou quase que livre dessa pessoa, mas ainda custo acreditar em muitas coisas, então leio e releio meu blog, e agora o seu, para não cair novamente nessa armadilha. Essa pessoa sabe exatamente o que me falar para tentar me trazer de volta, então fica muito difícil. O meu blog fiz na tentativa de ajudar os outros e a mim mesma. Parece que lendo meus relatos, consigo ter uma percepção como se estivesse do lado de fora, e aí sim...acreditar. São muitas as sutilezas num relacionamento assim, ele escapa a qualquer lógica. Gostei do seu blog, me trouxe mais reafirmação de que estou certa por querer me afastar de vez.

    ResponderExcluir
  2. Oi Leila, penso que posso enriquecer seu blog. Sou sobrevivente de uma experiencia horripilante de psicopatia intra familiar. Tenho formação em psicologia e estou escrevendo livro narrando os fatos por ótica evolucionista.Veja minha pg no face.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, quando o livro estiver a venda nos informe. Vou ler sim sua pagina.

      Excluir
  3. Tento há anos evitar o contato, mas sou perseguida no trabalho e nos arredores de onde moro. Não acho justo ter que abandonar minha cidade, meu emprego, filhos por causa da vontade que um psicopata tem de continuar me usando para seus propósitos, e que só ele sabe quais são.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de parabenizar a Leila pelo blog. Nunca li um texto com um conteúdo tão preciso. Seria bom que houvesse mais divulgação do seu blog, passei muito tempo sem saber o que estava acontecendo comigo e, provavelmente muitas mulheres não sabem o que estão vivendo. Acho que não há nenhuma organização ou grupo no Brasil que possa ajudar no desligamento e na recuperação após a devastação causada por essas criaturas na vida das pessoas.

    ResponderExcluir
  5. Leila, um psicopata pode se sentir destroçado emocionalmente, com medos até de sair de casa, insônia, coração apertado, se sentindo um nada, com o psicológico totalmente abalado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,
      Não, absolutamente não. Um psicopata não pode ficar destroçado emocionalmente porque simplesmente não as tem. Não existe medo, coração apertado...nada. Porem são mestres fingir tudo isso, Grata Leila

      Excluir
  6. Atenção meninas: um veterinário com esse perfil está fazendo muito estrago na região do médio Vale do Paraíba. Ele não entra em relacionamento afetivo mas posa de "melhor amigo" e isso é pior porque engana mais. Com isso, ele já levou à falência várias mulheres, pedindo empréstimos, trocando cheques desviados e propondo negócios. Além de enganar mulheres ele dá golpes em empresas grandes, até do RJ e do Sul de Minas. Ele se faz de vítima usando sua condição de ex obeso (fez mesmo ligadura de estômago) e incompreendido. A justiça nunca pune porque um acordo irrisório sempre apaga tudo e, por causa disso, ele está sempre livre e cada vez pior e mais perigoso.

    ResponderExcluir
  7. Meu deus tem horas que penso que nunca vai passar

    ResponderExcluir
  8. Leila, em primeiro lugar, parabéns pelo blog. Muito esclarecedor. Em segundo, preciso urgentemente de indicações de especialistas em narcisismo patológico em diversos segmentos. Estou em processo de divórcio com um narcisista após 20 anos de casamento envolvendo filhos (a razão pela qual me mantive por tanto tempo submetida a essa relação doentia). Os danos envolvem diversas áreas: saúde física e emocional, guarda de filhos, dívidas financeiras (ele está falindo e sou sócia minoritária em sua empresa). Preciso muito de assessoria e suporte para diminuir o impacto de tantos danos. PLEASE

    ResponderExcluir
  9. Leila, em primeiro lugar, parabéns pelo blog. Segundo, preciso urgentemente de especialistas em 'narcisismo patológico'. Estou em processo de divórcio após 20 anos de casamento envolvendo filhos (razão pela qual me submeti por tantos anos). Os estragos envolvem a minha saúde física e emocional, questões de guarda de filho menor de idade, além de dívidas (ele está em falência franca e crescente; sou sócia minoritária da empresa). Estou perdida porque apesar de ter muitas desconfianças de que ele não era normal, só agora descobri o nome de sua doença e as complicações envolvidas... HELP PLEASE.

    ResponderExcluir
  10. Vivi um relacionamento com uma Psicopata por 4 anos. Tentei várias vezes abandomá-la. Mas não conseguia> Seu blog foi fundamenttal neste processo de desligamento, Já fazem 3 meses que a deixei. ELa continua mandando mensagens com teores diferentes.. Mas eu continuo firme. Sempre leio o Blog para não me esquecer de quem ela é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheci uma garota mais ou menos assim. No começo ela se mostrava ultra carinhosa, depois eu percebi que aquele grude era obsessão. Ela inventou que estávamos namorando mesmo tendo ficado apenas 01 vez. Mandou mensagem ciumenta pra minha irmã. Era absurdamente instável, era impossível saber quando ia explodir e incrivelmente 05 minutos depois agia como se nada tivesse acontecido. Era agressiva e fria ao extremo, dava pra perceber que aquele "carinho" era completamente vazio. Tratava garçons, por exemplo, com deboche e um ar de superioridade hediondos. Odiava todos os meus amigos, e aliás, qualquer pessoa que se aproximasse de mim. Tentou me convencer que eu só precisava dela. Tudo isso durou uns 3 meses. Eu percebi a roubada a tempo de ignorá-la por completo e se afastar. Bloqueei em tudo e por sorte ela não tinha meu endereço. Foi tenso. Se você não fica esperto, esse tipo de gente te suga a última gota da alma...rsss

      Excluir
  11. Eu fui vitima de um psicopata e narcisista ele me fazia eu me sentir um lixo, se achava lindo demais pra mim e tinha vergonha de sair comigo em lugares publicos, fez da minha vida e dos meus filhos um inferno... Eu não tinha mais forsas pra tentar me livrar dele até que descobri que ele ja estava de olho na proxima vitima e então contei tudo a ela, e coloquei ele na rua ele não esperava que eu ia ter essa coragem de mandar ele ir embora, e ele ficou mais surpreso ainda por eu estragar os planos dele, depois disso eu conheci a vitima anterior e ela me contou q ele tinha a doença da maldade a sociopatia e que ela viveu um inferno pior que o meu... Ele saiu da casa dela depois de bater e roubar ela pra morar na minha casa e eu não sonhava que ele podesse ser uma pessoa assim afinal ele era encantador o homem dos sonhos de qualquer mulher me fazia juras infinitas pra me conquistar mas depois ele mostrou sua verdadeira face. Estou sofrendo muito, como uma pessoa pode ser tão fria e sem sentimentos dessa forma, ele não ama nem a filha dele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a pergunta, é que eu realmente sou um curioso em relação a esse tipo de gente. Como foi que você conheceu esse sujeito?

      Excluir
  12. Eu fui vitima de um psicopata e narcisista ele me fazia eu me sentir um lixo, se achava lindo demais pra mim e tinha vergonha de sair comigo em lugares publicos, fez da minha vida e dos meus filhos um inferno... Eu não tinha mais forsas pra tentar me livrar dele até que descobri que ele ja estava de olho na proxima vitima e então contei tudo a ela, e coloquei ele na rua ele não esperava que eu ia ter essa coragem de mandar ele ir embora, e ele ficou mais surpreso ainda por eu estragar os planos dele, depois disso eu conheci a vitima anterior e ela me contou q ele tinha a doença da maldade a sociopatia e que ela viveu um inferno pior que o meu... Ele saiu da casa dela depois de bater e roubar ela pra morar na minha casa e eu não sonhava que ele podesse ser uma pessoa assim afinal ele era encantador o homem dos sonhos de qualquer mulher me fazia juras infinitas pra me conquistar mas depois ele mostrou sua verdadeira face. Estou sofrendo muito, como uma pessoa pode ser tão fria e sem sentimentos dessa forma, ele não ama nem a filha dele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui de uma...afff , fazem 45 e cinco diad que fuiji dela...e nao tem um.dia uma hora que passe sem eu lembrar
      Das coisas que passei...um ano ao lado dela.. ainda bem que nao houve
      Nada de comprar junto nem filhos..

      Excluir
  13. Eu passei coisa parecida. ..com uma mulher assim , larguei dia 22 de setembro..tb estava ja de olho na proxima vitima , descobri no face..e fuji...no meu caso foi fácil tinha pra onde fujir.nao assumi totalmente ela...mas ela tentou fazer que morasse com ela..sos poucos foi me puxando , faltou pouco.santa crise economica me salvou...rsrs.so que nao me sai da cabecs as coisas que passei e o fato que ela iria me trair e trocar depois. .se desse certo..se nao ficaria comigo ate apsrecer outra vitima..
    Quiser converssar ..email.represaq@hotmail.com...eu sei o mau que fica na gente como se fosse graxa duro de limpar as magoas e os ressentimentos..odio ..etc..que ficam..deixam uma ferida..

    ResponderExcluir
  14. Eu passei coisa parecida. ..com uma mulher assim , larguei dia 22 de setembro..tb estava ja de olho na proxima vitima , descobri no face..e fuji...no meu caso foi fácil tinha pra onde fujir.nao assumi totalmente ela...mas ela tentou fazer que morasse com ela..sos poucos foi me puxando , faltou pouco.santa crise economica me salvou...rsrs.so que nao me sai da cabecs as coisas que passei e o fato que ela iria me trair e trocar depois. .se desse certo..se nao ficaria comigo ate apsrecer outra vitima..
    Quiser converssar ..email.represaq@hotmail.com...eu sei o mau que fica na gente como se fosse graxa duro de limpar as magoas e os ressentimentos..odio ..etc..que ficam..deixam uma ferida..

    ResponderExcluir
  15. Eu passei por isso tambem, fui vitima de um psicopata e narcisista que me deu ao longo do nosso relacionamento de 1 ano e 08 meses um prejuízo enorme financeiro e emocional. o primeiro nos contornamos com o tempo, mas o segundo nao sei como vou esquecer e ter me permitido passar por isso. Como o Tom disse fica na alma como uma graxa duro de limpar ...

    ResponderExcluir