quinta-feira, 31 de março de 2011

Estrutura Psicopatica

Em sua primeira infância, a pessoa com uma estrutura psicopática teve um pai veladamente sedutor do sexo oposto. O pai queria alguma coisa do filho. O psicopata formava um triângulo com os pais e achou difícil obter apoio do pai do mesmo sexo. Colocou-se do lado do pai do sexo oposto, não conseguiu o que queria, sentiu-se traído e depois compensou tudo isso manipulando esse pai.

Sua resposta a essa situação foi tentar controlar os outros do jeito que pudesse. Para fazê-lo, precisa expor-se e até mentir, se for necessário. Exige que o apóiem e estimulem. Na interação com outros, porém, prescreverá a manipulação direta, como: “Você teve de ...” para evocar a submissão. Isso não leva ao apoio.

No aspecto negativo, a pessoa com essa estrutura tem uma tremenda tendência para o poder e a necessidade de dominar os outros. Dispõe de maneiras para obter esse controle: intimidando e dominando ou solapando. Muitas vezes sua sexualidade é hostil e tem muita fantasia. Ela investiu na imagem ideal que faz de si mesma e tem sentimentos fortes de superioridade e desprezo, que encobrem sentimentos profundos de inferioridade.

Quando entra na terapia, queixa-se dos seus sentimentos de derrota. Quer vencer. Mas ser apoiada significa render-se, e isso, no seu entender, quer dizer derrota. “minha vontade será feita .” E surgiu para ela o dilema: “Tenho de estar certa ou morrer.” Para resolver o problema na terapia, precisa aprender a confiar. ( e isso é impossivel)

O indivíduo psicopático não tem medo do fracasso e da derrota, quando se encontra nessa situação que reconhece pelo seu lado racional, simplemente o ignora e passa a outra situação.

Dividido entre sua dependência das pessoas e a necessidade de dominá-las, receia ser dominado e usado por elas, ficando assim na posição de vítima, o que lhe é totalmente humilhante.

Usa a sexualidade no jogo do poder; o prazer é secundário em relação à conquista. Ele tenta não expressar suas necessidades fazendo que os outros precisem dele.


4 comentários:

  1. Leila querida,
    acabo de encontrar o seu blog através do blog da "Maria" e lhe confesso que estou impressionada... Já tinha uma grande desconfiança que o meu ex-marido fosse um psicopata, mas agora tenho certeza absoluta!! O pior - ele é pai do meu bebê de dois aninhos!!
    Ainda estou no meio dessa travessia, uma vez que tem apenas três meses que me separei, mas diariamente agradeço a Deus pela força e coragem que tive para me desvencilhar desse lixo.
    Sou advogada e nesse momento o meu maior desespero é com a lentidão da justiça e a sua ineficiência num caso como esse... Mas estou tentando buscar, como posso, proteger o meu filho.
    Agradeço muito por tê-la encontrado! E espero que possamos trocar informações e experiências.
    Muito obrigada de coração!!
    Paula Sá.

    ResponderExcluir
  2. Ola querida Paula.
    A justica e lenta mesmo, mas nao se agarre a isso! livre-se dele, independente de justica. Vc tem um filho com ele, vai precisar de uma postura mais efetiva com seu filho, ou seja, tlz vc nao consiga afasta-lo fisicamente do pai mas com certeza sabera estrururar a sua educacao para que nao leve em conta os exemplos do pai. Leia, estude bastante pra poder dar suporte a seu filho.
    Abracos
    Leila

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Leila querida!! Estou lendo bastante sim e pedindo muito a Deus sabedoria e orientação, para que possa conduzir isso da melhor forma possível para mim e meu filho. Muitas vezes tudo isso me parece "surreal"! Mas tenho que ser forte e ter a maturidade e equilíbrio necessários para superar tudo isso, ser o exemplo para meu filho e se Deus quiser reconstruir a minha vida futuramente com um homem de bem, de caráter e valores, que possa ser o referencial de pai que ele precisa.
    Abraço carinhoso,
    Paula.

    ResponderExcluir
  4. Enhorabuena por tu blog.
    Sus mensajes son muy motivado e interesante.
    Abrazos
    Raniery
    http://mentesatentas.blogspot.com/

    ResponderExcluir