quarta-feira, 13 de abril de 2011

Frieza e ausência de sentimentos

Psicopatas são pessoas insensíveis, frias e com ausência de sentimentos genuínos para com outras pessoas. Eles parecem não sentir emoções calorosas entre os humanos, tais como o amor, compaixão e altruísmo. São vistos como indivíduos frios, que não demonstram amor, carinho e ternura, até mesmo com pessoas próximas, tais como familiares. Por mais que algumas pessoas acreditem inocentemente que um dia o psicopata poderá sentir algum tipo de sentimento altruísta, lamentavelmente ainda não se pode afirmar hipóteses do gênero. São pessoas sem nenhum tipo de sentimento bom para com os outros, apenas para si mesmo. Não amam, não sentem dó, não são humildes, nem generosos, muito menos carinhosos e afáveis. Esses individúos não sentem afeto algum por outros seres humanos; portanto, jamais sentirão do mesmo modo que pessoas "normais" sentem. Talvez nunca tenham sentido, contudo, aprenderam a imitá-las. Aprenderam a imitar a forma como duas pessoas se amam, se compreendem. Aprenderam a imitar o altruísmo, o carinho e a generosidade ao observarem e copiarem tais demonstrações vindas de outras pessoas, mas nunca advindas de si próprio. Por isso, demonstram superficialmente seus sentimentos e emoções, pois na realidade não passam cópias e imitações de sentimentos. Quando demonstram sentimentos bons, mais uma forma de manipular para conseguir algo com isso. Raramente dizem "eu te amo", ou então, mais frequentemente, quando dizem, demonstram o oposto. Dizem que amam mas suas ações e comportamentos demonstram o contrário. Na realidade, eles frequentemente tratam as pessoas como "coisas" ou "objetos". Exatamente por isso, o sociopata oscila entre períodos em que causa sofrimento às pessoas, e períodos em que demonstra afeto e consideração.
Psicopatas são pessoas, acima de tudo, frias e insensíveis. Frias emocionalmente de tal forma que nada as faz se comoverem por algum tipo de dor ou sofrimento alheio. Via de regra, não demonstram qualquer tipo de afeto, amor ou carinho por outra pessoa, inclusive seus próprios familiares. Só o demonstram para conseguir algo. Não vão se importar se feriram ou não alguém, muito menos vão se chocar por algum acontecimento doloroso a outrem. Pelo contrário. Podem ver, ouvir e até mesmo cometer inúmeras crueldades sem ter a capacidade de sentir algum tipo de emoção com isso; qualquer tipo de sofrimento para outra pessoa, para eles, é simplesmente "normal". É exatamente por esta razão que muitos psicopatas assassinos são popularmente descritos como "sangue frio", sem emoção. Compaixão, dó, pena e altruísmo são palavras totalmente ausentes na área emocional do psicopata. Do ponto de vista emocional, nada os choca, nada os faz chorar por dó, tristeza ou compaixão em ver uma outra pessoa sofrer, seja da pior forma possível. É o caso do indivíduo que perde um irmão e apenas diz calmamente "que pena" e, logo em seguida, volta a fazer o que estava a fazer antes. São indivíduos excessivamente insensíveis.
Nota-se nessas pessoas uma falta de sentimentos considerados receosos, tais como o medo, nojo e remorso. Na maioria das pessoas, essas emoções quando são confrontadas têm por definição impedir um aproximamento daquilo que causa o receio, ou se arrepender de alguma ação feita. No caso dos psicopatas, eles parecem sentir muito pouco, ou até mesmo serem ausentes de tais emoções. Consequentemente, o medo, pânico e remorso são muito pouco sentidos, ou inexistentes em psicopatas. Via de regra, o psicopata de grau leve tende a ainda ter indícios de sentir emoções receosas, entretanto, o psicopata considerado grave frequentemente é completamente ausente dessas emoções. O indivíduo antissocial também não teme porque não tem as emoções normais de um ser humano. Diante, por exemplo, questões ilegais em que estão envolvidos, eles assistem tais processos de forma indiferente, como se não estivessem envolvidos. Em geral, a impulsividade em busca de novos estímulos somada à ausência do medo e do remorso, os levam ao exibicionismo e a cometerem atitudes antissociais.
O psicopata é visivelmente um indivíduo com uma grande falta de empatia, por isso apresenta um estilo de interação sadomasoquista. Geralmente ele é o que induz ao sofrimento, e o outro é o que recebe o sofrimento, embora o contrário também pode acontecer, pois o psicopata da mesma forma que não se preocupa com os outros, também não se preocupa muito consigo mesmo. É importante notar que, sendo uma das principais características da psicopatia, apesar disso tudo, o psicopata raramente demonstra sentir remorso ou culpa pelo o que faz. São pessoas que não sentem culpa ou sentem muito pouco, o que não faz com que impeçam-nos a evitar atitudes que causem sofrimento. Após cometer sofrimento a outras pessoas, eles podem se mostrar indiferentes, poucos preocupados com o ocorrido, ou então até rirem ou se orgulharem disto. Em alguns casos, teatralizam o arrependimento e o sentimento de remorso, chorando e alegando culpa, entretanto, isso não passa de mero drama que subitamente desaparece após algum tempo.

12 comentários:

  1. Minha namorada é assim estou tentando ajudar estudando sobre o assunto ela até tenta as vezes ser carinhosa uma vez conseguiu por 3 dias mas depois disse que estava se sufocando, não gosta de aer tão amada e nem demonstrar nada, não sente ciúmes, já até disse se sentir muito mal por ser assim e hoje a convenci que isso é uma doença e precisa ser tratada mas está difícil em todos os lugares as pessoas dizem que é impossível tratar alguém assim mas ela não é tão egoísta, ela gosta de ajudar pessoas com problemas e sonha em ser psicóloga e sente amor pela mãe a ponto de não abandona-la por nada mesmo que a mãe sempre venha a exclui-la e não dar carinho ou preocupar-se mas ela passou por tantos traumas que venho a entende-la e ela própria se sente mal quando me magoa a ponto de querer se afastar... Preciso de ajuda não quero deixa-la pois apesar de tudo isso ela me faz feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou como sua namorada pois me identifiquei com o seu pequeno texto. Me sinto mau quando alguém demostrar qualquer tipo de afeto por mim, sinto como se fosse falso. Além disso eu sinto o mesmo pelo meu próprio sentimento, como se estivesse enjoado de amar mesmo sentindo pouca coisa pela pessoa... Também não sinto ciúmes e outras coisas, me sinto muito mau por ser assim. Quero ver minha família bem, gosto de estar por perto deles as vezes, mas não os amo eles, não consigo, é sufocante isso.Eu não consigo me imaginar muito assim com uma companheira ao meu lado, todos os dias, a mesma pessoa... Não sei se um dia vou conseguir namorar e essas coisas e tal...

      Excluir
    2. Eu to vivendo a mesma experiência ruim... E difícil para mim se desligar disso tudo, pq ela não e de expressar sentimentos! Ela diz que só ama a Deus, o animal de estimação e o sobrinho.Até no próprio pai que embora tenho impactado negativamente sua adolescência sendo ausente e péssimo exemplo de homem ela não tem coragem de olhar em seus olhos e dizer que o ama.E a segunda vez que ela entrar em crise onde ela alega que somos 100% incompatíveis, que ela não sabe lidar com meu jeito de ser e eu não sei lidar com o jeito dela. Diz que brigamos muito " oque eu sei que não e verdade" mas tem isso como verdade absoluta e inquestionável... não e carinhosa, não gosta de demonstrações de afeto.Desconfio que sofra de Alexitimia.

      Excluir
    3. Há certos tipos de pessoas patéticas, brincam com o sentimento das outras e com isso acaba gerando um trauma,e uma vontade de vingança,em querer causar dor ao outro, não sei se isso se encaixa ao descrito no texto, mais e assim q me sinto, com a necessidade de machucar, me machucar, esquecer a realidade....

      Excluir
    4. Pessoas q me tornaram o q sou merecem sofrer...

      Excluir
  2. Convivo com uma psicopata e posso garantir que já identifiquei todas as características descritas no texto acima. No entanto eu fico literalmente impressionado com o comportamento dela e fico analisando suas atitudes desde o sexo ás relações interpessoais. É simplesmente intrigante e digo até fascinante esse convívio. Sua insensibilidade, promiscuidade sexual, impulsividade inclusive no campo sexual. faz sexo em qualquer lugar a depender da vontade dela. É de uma audácia e destemor fora do comum. Mente o tempo todo e é extremamente narcisista. Só pensa em satisfazer seus desejos e o resto que se ferre. Extremamente irresponsável e imediatista. tenho compaixão dela embora ela não precise pois por não ter emoção não sofre e torna-se uma pessoa forte. mas tem raiva e ódio do mundo quando se frustra. Foi assim quando a deixei uma vez. O pior que ela me viciou em seu sexo perverso e na intensidade em minha procura pelo celular etc Agora está me parasitando, tomando dinheiro que dou de bom grado enquanto a quantia não for considerável. Já tentei me afastar por diversas vezes, mas ela me procura sempre mas agora não ligo mais, não me importo com ela embora já tenha tido e ainda tenho uma forte afetividade, mas ao identificar como portadora desse distúrbio, procuro aos poucos afastar-me. Recentemente ela tinha me deixado em paz pois conheceu um cara que interessou a ela e passou colocar toda sua doidice e intensidade nele e me deixou quieto, mas voltou a me procurar e me envolver pra tirar proveito de mim. Não a quero pois sei de sua malignidade mas fiquei viciado pelo sexo que ela pratica. Não tem nojo de nada e quer sentir prazer de todo jeito. Como sei como ela é, sorrio um bocado das mentiras, das traições, e sinto compaixão das dores de cabeça dela, dos enjoos, até parece de auto mutilação.
    Que é uma pessoa muito complicada é, e aconselho a todas pessoas que, identificando um indivíduo com esse distúrbio, se afaste imediatamente ou então irá sofrer bastante..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu ex é assim, o problema é que não é comum, tem sua raridade, as pessoas não esperam que tal pessoa seja assim, e muitas vezes ela finge. Ele fingia, tudo que ele dizia, era digno de um psicopata, ele só dizia pra mim, até que chegou a gota d"agua e ele disse tudo, que não sentia nada e nunca sentiu, ele tem necessidade de atenção e de cumprir seus objetivos, somente, e que nao sabe identificar os sentimentos dos outros. E como no seu caso, ele me procurava(antes de eu descobrir e sair desmascarando cada mentira que ele disse, e foram muitas), e achou outra. Mano, recomendo o mesmo que você, eu cortei ele da minha vida social, mas demorou pra eu digerir tudo aquilo.
      Digo o mesmo, se afaste imediatamente ou então irá sofrer. Sempre desconfie, nunca se sabe quando irá achar alguém assim.

      Excluir
  3. Comecei a ter distúrbios de ansiedade e os medicamentos que tomo tiraram me os sentimentos e emoções. Tenho os racionalizar é verdade. Psicopata? = rótulos . Não sei quem é mais psicopata quem julga as namoradas/os por terem problemas emocionais ou vice-
    versa. Autruismo é ajudar o próximo .... grandes moralistas!

    ResponderExcluir
  4. Me identifico com muitas coisas...apesar de eu ter TPE e personalidade duplicada...acho que consigo viver normalmente com isso, não preciso de ajuda :)

    ResponderExcluir
  5. As pessoas julgam muito mais nao pensar a dor que uma pessoa que n tem emoção sente por não conseguir compreender algo , e agonizante ver as pessoas desmostra emoção, mas e muito pior tenta pensar como e essa emoção , Isso se torna um tormento ver que as pessoas sao apegada a vc, porém vc n sabe oque fazer o que essa pessoa ta fazendo , da uma vontade de apagar essa pessoa pa n sentir mais nada, o nojo e tao forte que fica pensando varios meio de acabar com isso, mas so leva a uma opcão ; Agora imagine ter que passar diariamente com sua familias e colegas td dia, como e agonizante ter que suporta td mundo sem poder falar nada.

    ResponderExcluir
  6. Namorei por 2 anos e meio um rapaz super frio!Li vários textos na internet e achei que ele tinha síndrome de Asperger(um autismo mais brando). O sexo era bom, mas sempre tinha a sensação de que não era ele q estava ali, talvez porque ele imitasse o comportamento de alguém. Ele nunca me olhou nos olhos transando! Nunca falou que me amava e raríssimas vezes ganhei beijo na boca de língua! Não sei como aguentei tanto tempo. Tentei ajudá lo comentando sobre os textos que lia, mas não adianta, se a própria pessoa não quiser buscar ajuda, não desconfiar q tem algo de errado com ela, não há o que fazer. Acho complicado ficar com alguém assim, porque o comportamento frio e indiferente machuca muito! Para se relacionar com alguém assim, é necessário um acompanhamento psicológico, porque o psicopata acaba enlouquecendo quem está perto. Gostaria de saber das pessoas q já publicaram aqui e das que venham a ler meu comentário , como era a parte sexual, quais comportamentos notavam e achavam estranho. Muito grata pela oportunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também namorei um narcisista perverso,sofri horrores,pois,no início verá como um princepe,fazia tudo p me agradar,dizia que era tudo que ele procurava em uma mulher,que eu era perfeita.De uma hora p outra se transformou em um perverso,se irritava sempre com muita facilidade e sempre me culpava pelo estado dele.Com isso ficava com medo de falar e irtita_lo e brigar,pois estava apaixonada e apegada aquele princepe que conheci,que na verdade nunca existiu,pura manipulação.no sexo era exatamente igual vc descreveu,nunca olhava nos olhos,mesmo no auge da época de princepe,mal beija na boca,era algo mecânico, cheguei a a har que pudesse ser gay,pois pedia p tocar o ânus dele.mas depois do sexo era muito carinhoso pedia p deitar no ombro,fazia cafuné.Hoje vejo que era tudo manipulação.

      Excluir