Estuda-se sobre psicopatia e narcisismo perverso, porém pouco se fala das vitimas. Como se recuperar de uma avalanche de agressões psicologias e fisicas advindas do convivio com alguém assim? como recuperar nossa alma?.Criei esse blog para que juntos possamos formar uma corrente de ajuda e estudos para que no minimo nosso "eu" fique menos fragmentado e possamos encontrar sentido na caminhada. OBS: Escolhi o termo perverso para substituir ou englobar tanto o "psicopata" como o "narcisismo".
sábado, 23 de junho de 2012
Nove Características Determinantes
1. Noção exagerada de importância pessoal não baseada na realidade.
Explicação: Uma visão inflada de si mesmo é uma das principais maneiras pelas quais os narcisistas dão permissão a si mesmos para dominar e controlar os outros. O narcisistas acredita que suas prioridades, interesses, opiniões e convicções têm mais valor e são mais importantes do que os de qualquer outra pessoa. Nem todos os narcisistas exibem ao mundo sua grandiosidade; alguns, na verdade, dão a impressão de ser muito humildes ou até mesmo tímidos para o mundo exterior, mas, quando estiverem em casa com a família, tomem cuidado!
2. Preocupação com fantasias de sucesso, riqueza, poder, beleza e amor acima do normal.
Explicação: Os narcisistas com frequência têm uma vida repleta de fantasias e quase nunca se satisfazem com o meramente ordinário, por mais satisfatório ou maravilhoso que possa ser. Essa preocupação com a fantasia impede a personalidade narcisística de levar uma vida real e estável.
3. Convicção de que é um indivíduo especial e único, e só pode ser comprometido por pessoas especiais.
Explicação: Esta ideia é parte integrante de um mecanismo de sobrevivência que os ajuda a lidar com o mundo. com frequência, eles se definem em função do que consideram suas qualidades especiais e nos informam acerca dessas qualidades tão logo os conhecemos.
4. Intensa necessidade de admiração.
Explicação: Ame-me, observa-me, preste atenção em mim. Os narcisistas tendem a se engrandecer e ser sua própria referência.
5. Sentimento de merecimento.
Explicação: Regras, regulamento e padrões esperados de comportamento enfurecem os narcisistas, que se julgam tão especiais a ponto de não precisar obedecer às expectativas normais nem respeitar os limites apropriados. Eles podem ficar igualmente atormentados pelo trabalho árduo, por uma doença ou uma lesão.
6. Tendência a explorar os outros se sentir culpa ou remorso.
Explicação: Dependendo das outras características de sua personalidade, o narcisista pode nos induzir a fazer todo o trabalho, tirar nosso dinheiro ou deixar-nos esperando durante horas em uma esquina, na chuva, sem perceber que esse comportamento é desrespeitoso.
7. Ausência de empatia significativa.
Explicação: O narcisista te muito pouca capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa. Sua dor, seus problemas e seu ponto de vista dominam o universo. Talvez nada reflita seu ponto de vista dominam o universo. Talvez nada reflita mais o comportamento do narcisista do que a incapacidade de compreender e identificar-se com a experiência dos outros. Este fato é particularmente verdadeiro quando a pessoa que precisa de compreensão é alguém que o narcisista esteja explorando.
8. Tendência a ser invejoso ou de imaginar alvo da inveja dos outros.
Explicação: O narcisista tem dificuldade em se ajustar a um mundo no qual as outras pessoas parecem ter "mais" coisas ou coisas "melhores". Os narcisistas, com frequência, deixam de reconhecer que são invejosos e transformam o sentimento em desprezo.
9. Arrogância.
Explicação: Os narcisistas com frequência têm uma atitude esnobe com relação às pessoas que eles julgam não estar à altura de se "elevado" padrão de inteligência, realização, valores ou estilo de vida. Acreditar que "outro cara" é inferior os ajuda a reforçar a inflar a convicção que têm da própria superioridade. Criticar os outros os faz se sentir bem com relação a si mesmos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Leila,
ResponderExcluirme ajuda.
e se a vítima achar que tem meios de se "vingar" do "agressor", e se esse agressor se conscientizar do mal que causou, o que acontece? como reage o agressor no momento em q é finalmente questionado ou q toma a consciência q é causador de grandes males, eventualmente até de quem não desejaria mal algum?
O agressor, nessa situação pode se tornar um suicida em potencial? (encurralado) Ou é justamente alguém bem mais longe dessa possibilidade?
Inexiste a possibilidade do agressor "se conscientizar di mal que causou". Nesta patologia, eles são privos de consciencia ou culpa. É mais fácil que a vítima se suicide do que o perverso narcísico.
ExcluirEles (psicopatas) não são suicidas, e jamais, eu disse jamais vão reconhecer seu erros, vão justifica-los e vão manipular até o ponto de a vitima se sentir o prorpio agressor...espero ter sido clara.
ResponderExcluirGrata
Leila
E quanto às vitimas. Qual é o perfil das vitimas? Existe alguma informação em relação a isso que possa fornecer?
ResponderExcluirDepende do psicopata.
ResponderExcluirOs iniciantes e mais tímidos preferem as vitimas que parecem ser fracas. Para saber so é observar a maneira que a pessoa fala, ou age.
Eles escolhem os mais fracos para verem se eles são capazes
Depois, conforme o psicopata vai evoluindo, ele escolhe vitimas mais "fortes" pra testar à si mesmos.
Na experiência, eles tentam adivinhar seus pontos fracos e formarem estratégias mentais pra bloquear a pessoa e bota-la contra si mesma.
Todo o manipulador narcisista e psicopata?
ResponderExcluirNem todos os Narcisistas são psicopatas, a medida e saber se sentem culpa.
ResponderExcluirDicas de como sair de um relacionamento com uma pessoa narcisista?
ResponderExcluirSimplesmente saia, salve sua vida. Contato zero e aguente o sofrimento. Acredite que essa pessoa apenas utiliza você.
ExcluirTenho um "colega"(trabalhamos em setores diferentes mas na mesma empresa) que no início já não fui com a cara dele. Ele é tagarela com todo mundo e não tá nem aí se os outros estão dispostos a ouvir as lorotas dele. Mas as coisas pioraram principalmente comigo quando eu disse que não faço o que sou proibida de fazer, que não é meu trabalho, depois que ele disse que apareceria no meu setor por causa de uma coisa que ele estava desejando. Pronto, ele ficava de insistencia e eu só dizendo não. Só contei aos superiores quando ele aprontou comigo em público, de novo com insistencia e me passando por malvada aos que estavam presenciando. Na verdade eu estava mesmo esperando ele fazer isso diante de mais pessoas pra quando eu contar pros superiores ele não me passar por louca. Tudo isso foi perto do fim de 2013 ao começo do ano passado. Quando achei que tinha acabado, ele parece que está louco pra me irritar. Ontem mesmo ele apareceu inultilmente na frente do meu setor e fez uma pequena provocação, mesmo tendo ameaçado no ano passado que chamaria a polícia se isso ocorresse. E no começo do ano ele estava falando de um ator global para todos em uma sala, dizendo que ele é um nojento e ruim porque ele mandou esse ator tirar uma foto com ele e o ator disse que não podia porque estava com pressa. Será que posso usar essa história contra ele no futuro? Ele não estava nem aí se o ator estava com pressa, estressado ou outra coisa, nem ao menos perguntou se poderia..., já foi logo mandando, e o nojento e ruim é o ator?? Pelo jeito ele não suporta ouvir não e fica perseguindo quem não faz as vontades dele.
ResponderExcluirLeila, o blog ainda está funcionando?
ResponderExcluirO que causa o surgimento do narcisico ? existe cura, tratamento, ou possibilidade de mudança, digamos a possibilidade dessa pessoa querer viver diferente realmente ?
ResponderExcluirAcho que minha esposa é psicopata. Quando as coisas não saí como ela quer ela fica agressiva. É uma pessoa fria com as pessoas ao redor dela até. Não tem amigos muito ambiciosa só pensa em dinheiro e tem mania de grandeza...comigo ela é distante mais sinto que a qualquer momento iremos nós separar...tem dias que mesmo sorrindo me trata com desdém e arrogância tudo sutil mais percebo...uma vez meu sobrinho estava no hospital e queria que ela me acompanhasse pois sabe que gosto muito do meu sobrinho e ela simplismente disse " tenho coisa mais importante a fazer e o sobrinho é seu sua família não minha " disse com muita calma fui sozinho quando cheguei em casa ela não perguntou nada estava vendo filme rindo. E ela teve uma mãe que eu acho que é narcissista o pai a ajuda muito mais acho que é um pouco controlador mais ela sempre enrola ele e ele cai nas idéias dela. Nunca teve um relacionamento bom com a mãe principalmente com o pai mais ou menos ela não procura ele para saber como ele está e sim só pelo dinheiro! Será que esses indícios do relacionamento com os pais pode ter a haver? Não tem amizades profundas e sim ártificiais....desde que a conheci sempre percebi uma certa distância dela com as pessoas não se aprofunda em relacionamentos
ResponderExcluir