segunda-feira, 29 de junho de 2009

Palavras podem magoar você...

Nós estávamos numa lanchonete perto de casa. Eu observei uma família com duas crianças na mesa próxima á nossa. As crianças eram bem comportadas e pareciam tranqüilas. Repentinamente, durante meu lanche, eu ouvi uma voz irritada vinda daquela mesa. A mãe encarava fixamente seu pequeno garoto e dizia com voz irritada e estridente: “ O que você quer dizer quando diz que não sabe o que é um tomate? Todo mundo sabe o que é um tomate!” Aquela comentário da mãe parecia estranho e por isso chamou minha atenção.O pequeno garoto humildemente e docemente repetia: “ Eu esqueci o que é.”A mãe atacou-o verbalmente outra vez. “ Você sabe o que é um tomate. Você tem seis anos de idade. A sua irmã sabe o que é um tomate e ela, só tem três anos. O que acontece com você!?”A mãe então se volta para a menina e diz com doçura, ” Diga para seu irmão o que é um tomate e assim, quem sabe, ele possa lembrar-se!” A garota de três anos tentou resmungar qualquer coisa mas nenhuma palavra foi emitida enquanto a mãe continuava a cutucar seu filho. O pequeno garoto estava em lágrimas. Ele baixou sua cabeça e permaneceu quieto. Seu pai finalmente interveio e acalmou o menino. Perguntou se ele lembrava-se de que cor eram os tomates. O garoto levantou a cabeça e seu pai disse: “ Os tomates são vermelhos e você os come com os hambúrgueres”. O pequeno garoto olhou para seu pai e disse aliviado: “ Ah agora eu me lembro. Eu não estava me lembrando disso”.Durante a infância nós aprendemos uma rima, “ Paus e pedras podem quebra meus osso mas, as palavras, não vão mais me ferir”. A verdade é que as palavras quebram nossos corações, e eles tem muito mais dificuldade de sarar do que os ossos. Porque será que aquela mãe tinha que humilhar seu filho pequeno? Essa é uma questão importante para mim. Há uma grande quantidade de frutas e vegetais. Será que é tão criminoso assim esquecer a cor do tomate? Porque seu pai deixou que a mãe fizesse isso? Ele só interveio depois que o garoto estava muito machucado e humilhado. Talvez ele tenha sido usado de maneira manipuladora por sua esposa. Ela parecia ser boa nisso. Olhei para aquela família e fiquei pensando sobre o futuro daquelas crianças: Uma mãe que humilha suas crianças publicamente sem nenhuma boa razão, um pai que está por perto mas permite que seus filhos sejam humilhados, um garoto que iniciará a escola, convencido por sua própria mãe que ele é estúpido e uma menina que conhece a mãe e sabe que ela gosta mais dela do que do irmão. Com esse quadro, podemos ver os problemas se aproximando. Talvez a mãe tenha sido criada numa família onde este tipo de coisa (ou outras piores) era aceitáveis. Mas, até mesmo se ela foi criada assim, sei que ela não deve ter gostado. Então eu fiquei pensando: Será que ela não "sabe o que está fazendo? Será que ela não percebe quanta dor está causando a seu filho? " A regra parece ser, "Trate os outros do modo que você quer ser tratado a menos que você esteja tratando com uma criança, ai então, pode fazer o que quiser." Isto não está correto. Nós temos que tratar as crianças com o mesmo respeito e dignidade que nós queremos para nós. Ninguém ( nem mesmo as crianças) querem ser humilhadas. Isso pode nos ajudar a lembrar do que você sentia quando era criança. Se você se lembra de algo que lhe causou dor, não faça o mesmo com suas crianças. Ache um modo diferente de se relacionar com elas. Procure ajuda se necessário for, mas não as deixe sofrer dores. Depois que nós saímos do restaurante, meu filho perguntou qual era o problema com aquela mulher? Ela é louca? Coisa boba preocupar-se com tomates! " Infelizmente, coisas como essas, acontecem durante todo o tempo em supermercados, restaurantes, centros comerciais e seja lá onde for que aconteça, é sempre muito doloroso. Aquela foi uma experiência triste, principalmente para um garoto ainda muito jovem que, simplesmente, não pôde se lembrar de " um tomate".

6 comentários:

  1. Texto bonito... =)

    Também penso muito sobre isso, sobre a importância de não repetir os erros que cometeram conosco. Mas infelizmente a maioria das pessoas passa a vida reproduzindo o que viveu, inclusive as frustrações. E se elas não aprenderam como é o amor, então como vão amar?

    ResponderExcluir
  2. Olá obrigado por participar Ciça!!!
    Tomar consciencia de que estamos repetindo comportamentos é sem duvida o primeiro passo para mudanças.
    Acredite depois da tomada de consciencia as coisas já melhoram, o que falta aos pais como esses descritos no texto é "consciencia",auto conhecimento.
    Grata.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde! Passo por isso até hoje mesmo casada. Minha mãe causa a divisão entre nós, irmãs. Tudo o que fala e faz é para humilhar e menosprezar. Quando faz algo para ajudar nunca é genuíno. Sempre que pode dá uma alfinetada e é maliciosa. A trato bem, mas o máximo que posso tento não estar perto para não contagiar meu coração. Oro a Deus todos od dias para que um dia lhe caia a "ficha". MÁRCIA REGINA

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe me fez sofrer muito na minha infância. Às vezes parecia que ela me via mais como uma rival do que como minha mãe. Quando mais nova, vivia para agradá-la, objetivo que nunca alcancei. A infância dela foi bem pior que a minha, isso fez com que eu compreendesse o porquê dela me ferir, mas não impediu que as feridas doessem e/ou sarassem. Hoje sou casada, e ela percebe que não vivo ao redor dela - para mim não faz sentido ficar perto de alguém que só me acusa, e desaprova tudo que faço - então ela me atinge de outra forma: se aproveita dos encontros familiares para expôr minhas fraquezas, minhas falhas, ou para reclamar a minha "falta de atenção com ela" (ela reclama um carinho que nunca me deu...), quando estamos todos juntos só fico aguardando o momento em que isso vai acontecer... É super chato, me sinto ridicularizada, humilhada, fora que às vezes estamos alegres e ela acaba com todo o clima. A preferência dela pelo meu irmão mais velho é visível: Ela o ama mais do que a mim e meu irmão caçula. Meu esforço agora é para não repetir nenhum ato parecido com meus filhos, não é fácil, afinal seguimos modelos... Exige reflexão constante: porque estou fazendo isso? Não é raro me lembrar de alguma cena da minha infância, mas não exito em me corrigir imediatamente com muito amor e bom senso.

    ResponderExcluir
  5. Os pais deveriam ser os últimos a nos magoar assim, mas não é a realidade. Minha mãe, a proposito, é uma alguém de dupla personalidade, seu humor muda muito. Digo tem hora que ela te ama demais e depois te odeia. Sei que sua infância não foi fácil, diz ela que era humilhada, ofendida e que havia prometido a si mesma que não iria criar a gente assim. Mas não é isso que vemos lá em casa. Quanto esta zangada conosco nos ofendi com palavras de baixo calão e pede para sumirmos de sua presença. Isso nos magoa muito. Estamos cansados de brigar vendo que isso só piora mais e mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tenho quinze anos e passo por isso, so que minha mãe teve ótima criação, mas eu ja cheguei num ponto que fui tao xingado e ate com frases de maldiçao, tirando o que faço pra agradalos e jogando no lixo que ja pensei em fazer besteira comigo mesmo, pq ninguém sabe daqui de casa, mas desenvolvi depressao, alem do Toc que ja tinha, acho que vou fazer algo ruim pra ir morar com meu pai, mas no fundo tenho a esperanca de que tenhamos uma relacao boa

      Excluir